Categories:

Veja os cuidados adequados para a manutenção dos tênis de corrida

Ao comprar um tênis de corrida, você faz uma pesquisa de marca,  estilo e preço. Mas todo esse trabalho e investimento podem ser prejudicados se você não dispensar uma série de cuidados para mantê-lo bem conservado. A regra mais comum para garantir a durabilidade é: mantenha os tênis longe da água.

Claro que chega um momento em que a limpeza é necessária, seja pelo acúmulo de lama, seja pela presença de odores ou outro “motivo de força maior”. Para esses casos, a recomendação dos fabricantes lembra os cuidados dispensados às peças mais delicadas de roupas. Nada de máquina de lavar, escovas duras, produtos de limpeza, secadoras e, às vezes, nem mesmo enxágue. O negócio é uma escova de dentes, sabão neutro e pano úmido.

“A água pode afetar a entressola: se ela sempre se molha, vai ficando pesada, rígida, e perde suas propriedades de amortecimento”, explicou Leandro Moraes, gerente de produto da Asics, em entrevista prévia ao Sua Corrida.

Nos laboratórios de testes desses tênis de corrida, por exemplo, os protótipos são colocados em câmaras úmidas para medir o quanto a água afeta a durabilidade da cola usada na fabricação. Se você molhar seu tênis, no caso de uma lavagem inevitável ou de uma corrida em dia de chuva, tire a palmilha e os cadarços e deixe a entressola respirar para secar mais rapidamente. Sem secadoras, fundos de geladeira, micro-ondas, varal ou exposição ao sol forte. “O sol direto no tênis também pode desgastar a colagem das estruturas”, completa Leandro.

Dicas para cuidar do tênis de corrida

  • Verifique se não é o caso de lavar apenas os cadarços. Remova-os e lave-os normalmente com água e sabão neutro
  • Remova as palmilhas e limpe-as com pano úmido, sabão neutro e pano úmido
  • Umedeça o tênis com um pano úmido e limpe-o com uma escova de dentes, sem esfregar com força
  • Enxágue a parte interna e o cabedal com pano úmido
  • Deixe secar à sombra, com o solado apoiado no chão
  • Após o treino, coloque os tênis para “respirar” ao ar livre, na sombra
  • Se você treina e vai para o trabalho na sequência, não o deixe fechado na mochila o dia todo. Deixe-o no carro, por exemplo, fora de qualquer saco ou sacola
  • Tenha dois pares com a mesma idade para revezar entre os treinos
  • Se algo der errado logo após a compra, ligue para o fabricante e explique o caso

Fonte: site suacorrida.com.br

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre

Grupo de Corrida, na busca de um estilo de vida mais saudavel.